Erva-mate pode destruir células do cancro do cólon

 

Será que tomar um golo de erva-mate pode prevenir o cancro do cólon? Num estudo recente, da Universidade de Illinois, EUA, cientistas mostraram que as células cancerígenas desse tipo de cancro morrem quando ficam expostas a um número de compostos bioactivos presentes na bebida, avança o site HypeScience, citando o ScienceDaily.

“Os derivados da cafeína presentes no mate não apenas induzem a morte de células cancerígenas do cólon, como também reduzem processos inflamatórios”, comenta Elvira de Mejia, professora de química e toxicologia alimentar.

Ela comenta que isso é importante porque a inflamação pode acelerar os passos da progressão do cancro.

No estudo in vitro, os investigadores purificaram, e então trataram células cancerígenas do cólon humano com ácidos cafeoilquínicos (ACQ) derivados da erva. Conforme os cientistas aumentaram a concentração de ACQ, as células do cancro morreram por apoptose.

“Falando de maneira simples, a célula cancerígena autodestrói-se porque o seu ADN é danificado”, afirma a cientista.

De acordo com ela, a habilidade de induzir a apoptose, ou morte celular, é uma táctica promissora para intervenções terapêuticas em todos os tipos de cancro.

O mecanismo que levou à morte da célula cancerígena é simples. Certos derivados de ACQ diminuíram muito os agentes de inflamação, incluindo o NF-kappa-B, que regula muitos genes. No fim, as células do cancro morrem com a indução de duas enzimas específicas, a caspase-3 e a caspase-8.

“Se conseguirmos diminuir a actividade do NF-kappa-B, o importante agente que liga a inflamação e o cancro, podemos controlar a transformação das células normais em células cancerígenas”, diz.

Os resultados do estudo sugerem que os derivados da cafeína na erva-mate actuam como agentes anticancro, e podem ser importantes contra outros processos associados a inflamações.

Mas, como o cólon e sua microflora têm um grande papel na absorção e no metabolismo de compostos relacionados à cafeína, os efeitos podem ser mais úteis nesse local.

“Acreditamos que há muita evidência de apoio ao consumo de erva-mate pelos seus benefícios bioactivos, especialmente se você tem razões para se preocupar com o cancro de cólon”, adiciona.

2012-01-26 | 12:37